top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEABI MOCINHA Campus Jaguarão

EUGENIA SILVEIRA

Atualizado: 29 de ago. de 2020

RAINHA DO ANO DE 1922



Eugenia Cardozo Silveira nasceu no Uruguai, no dia 7 de setembro de 1908, na cidade de Rio Branco, em Cerro Largo. Foi primeira rainha do Clube 24 de Agosto, em 1922. Casou-se no Uruguai com o brasileiro jaguarense, Antenor dos Anjos Silveira e tiveram três filhos, Aladi Eumar Silveira, Adão Hélio Silveira e José Daniel Silveira. Trabalhou como maitre de cozinha do Gran Hotel Italiano, em Rio Branco-Cerro Largo, durante seis anos, desde 1931. Mudou-se para o Brasil em 1940, vindo a falecer na cidade de Jaguarão em 1985.


Sentimento de ser rainha


[...] minha mãe foi uma mulher assim...Que sempre foi muito batalhadora, sempre trabalhou muito, nos criou aqui com uma dignidade muito dedicada a família e aqui nós vivemos, e eu vivo até hoje aqui onde era casa deles a residência."


(Aladi Eumar Silveira, filha de Eugenia Cardozo Silveira, entrevista concedida a equipe do projeto Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto)



121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO "RAINHAS NEGRAS DO CLUBE 24 DE AGOSTO"

O Projeto de Pesquisa “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto: identidades, representações e trajetórias de mulheres de um Clube Social Negro na fronteira Brasil-Uruguai” articula questões de gênero, ra

bottom of page